quarta-feira, 2 de maio de 2012

#01 Primeira Impressão

     Acredito que uma das coisas mais importantes em um livro é a primeira impressão que ele causa nas pessoas, afinal esse é muitas vezes o motivo para adquiri-lo. A coluna "Primeira Impressão" vai falar um pouco sobre isto, em poucas palavras tentarei descrever o que o livro causa.


 Estilhaça-me - Tahereh Mafi

Sinopse:  Juliette nunca se sentiu como uma pessoa normal. Nunca foi como as outras meninas de sua idade. O motivo: ela não podia tocar ninguém. Seu toque era capaz de ferir e até matar.
Durante anos, Juliette feriu e, segundo seus pais, arruinou o que estava à sua volta com um simples toque, o que a levou a ser presa numa cela.
Todo dia era escuro e igual para Juliette até a chegada de um companheiro de cela, Adam. Dentro do cubículo escuro, Juliette não tinha notícias do mundo lá fora. Adam ia atualizando-a de tudo.
Juliette não entendeu bem o que estava acontecendo quando foi retirada daquela cela e supostamente libertada, ao lado de Adam, e se vê em uma encruzilhada, com a possibilidade de retomar sua vida, mas por caminhos tortuosos e totalmente desconhecidos.
"Estilhaça-me" é um romance fantástico, que intriga, angustia e prende o leitor até a última página com uma história surreal que mistura amor, medo, aventura e mistério e traz um desfecho surpreendente.

Primeira impressão: Este foi um dos livros que entraram para a lista do APC (apaixone pela capa), é quase impossível você olhar pra ele e não se encantar, não é preciso nem ler a sinopse para saber que tem tudo pra ser ótimo. Eu ainda não o li, (mas ele já esta entre os cinco livro mais desejados por mim) e basta olhar a resenha de um amigo blogueiro que a vontade parece dobrar, sem dúvidas eu recomendo.

O gosto do cloro - Bastien Vivès


Sinopse: No interior de uma piscina pública, um jovem com problemas na coluna começa a nadar para melhorar a sua saúde. Sem experiência, sofre entre corpos anônimos para conseguir algum progresso no esporte. Durante uma de suas tentativas fracassadas de dar algumas braçadas, conhece uma garota que decide ajudá-lo na empreitada, dando dicas para melhorar a sua técnica. Semana após semana, aula após aula, a amizade entre os dois começa a crescer, e o herói não tarda a desenvolver uma afeição que deseja extrapolar as paredes da piscina. As inseguranças do nadador desajeitado vão se tornando ao poucos os anseios de uma paixão tímida, permeada pelos ecos e ruídos da água. Através de um roteiro com pinceladas de melancolia e uma bela paleta de azuis, verdes e outras cores lavadas pelo cloro, Bastien Vivés compõem um retrato lírico da solidão e das dúvidas do indivíduo moderno.


Primeira impressão: Ao contrário do livro "Estilhaça-me" que me chamou mais a atenção pela capa, o livro "O gosto do cloro" me atraiu pelo título, (não gostei muito da capa) que é bem diferente e inusitado, depois de ler a sinopse, vi que o livro além de ter um título chamativo possui uma bela história.

A menina que roubava livros - Markus Zusak

Sinopse:A trajetória de Liesel Meminger é contada por uma narradora mórbida, surpreendentemente simpática. Ao perceber que a pequena ladra de livros lhe escapa, a Morte afeiçoa-se à menina e rastreia suas pegadas de 1939 a 1943. Traços de uma sobrevivente: a mãe comunista, perseguida pelo nazismo, envia Liesel e o irmão para o subúrbio pobre de uma cidade alemã, onde um casal se dispõe a adotá-los por dinheiro. O garoto morre no trajeto e é enterrado por um coveiro que deixa cair um livro na neve. É o primeiro de uma série que a menina vai surrupiar ao longo dos anos. O único vínculo com a família é esta obra, que ela ainda não sabe ler.
Assombrada por pesadelos, ela compensa o medo e a solidão das noites com a conivência do pai adotivo, um pintor de parede bonachão que lhe dá lições de leitura. Alfabetizada sob vistas grossas da madrasta, Liesel canaliza urgências para a literatura. Em tempos de livros incendiados, ela os furta, ou os lê na biblioteca do prefeito da cidade.
A vida ao redor é a pseudo-realidade criada em torno do culto a Hitler na Segunda Guerra. Ela assiste à eufórica celebração do aniversário do Führer pela vizinhança. Teme a dona da loja da esquina, colaboradora do Terceiro Reich. Faz amizade com um garoto obrigado a integrar a Juventude Hitlerista. E ajuda o pai a esconder no porão um judeu que escreve livros artesanais para contar a sua parte naquela História. A Morte, perplexa diante da violência humana, dá um tom leve e divertido à narrativa deste duro confronto entre a infância perdida e a crueldade do mundo adulto, um sucesso absoluto - e raro - de crítica e público.

Primeira impressão:  O que mais impressiona no livro "A menina que roubava livros", não é a capa, nem o título, mas sim os dizeres na contracapa: "Quando a morte conta uma história, você deve parar para ler", se este foi um truque para dar vontade de adquirir o livro, deu certo (eu comprei por este motivo), pois deixa um ar de mistério e meio que te 'obriga' a compra-lo, pois a curiosidade (ao menos a minha) é aguçada de uma forma inexplicável.

Bom, espero que tenham gostado, em breve entrarei com o segundo post, mas, por enquanto comentem, e faça um blogueiro feliz ( *-* ), não se esqueça de dizer qual livro você quer ver na próxima vez!





7 comentários:

  1. Oi!
    Não tem como não ficar impressionada com "Quando a morte conta uma história, você deve parar para ler", foi o que fez ler este livro. E uma coisa é certa, um dos melhores que já li até hoje.
    Beijos!
    Cida
    http://www.moonlightbooks.net/

    ResponderExcluir
  2. Olá*
    Concordo plenamente com tudo que você disse sobre o livro Estilhaça-me. Gostei muito da nova coluna do blog :)
    Beijos

    http://pollymomentos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Que interessante esta coluna. O impacto imediato de um livro é muito importante, você tem toda razão.

    Achei o da pscina muito bacana... tema até q original né?

    Abraço e até logo.

    ResponderExcluir
  4. Adorei o post!

    "Estilhaça-me" me conquistou na segunda página! rs
    Simplesmente adorei! Essa semana agora vou postar resenha dele.
    "A menina que roubava livros" também é um ótimo livro. Eu gostei de ler.

    BjO
    http://the-sook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Muito legal essa coluna! Engraçado como são as coisas, eu não gosto muito da capa de Estilhaça-me (*se esconde*) O vestido dela me encomoda muito, rs!
    Sou mto curiosa a respeito de O Gosto do Cloro. Falam muito bem. Tenho a Menina que Roubava livros mas ainda não li.

    Bjos!

    Thaís
    @sweet_lemmon

    ResponderExcluir